Moçambique - primeiras palavras

Moçambique 01.2017 Moçambique 01.2017


E agora? Como é que se volta à realidade?
De regresso a Lisboa, tudo me parece mais limpo que o costume. Entro no carro e um cheiro forte enche o ar - o ambientador, que pela primeira vez me parece (muito) agradável.
A minha filha, tão limpinha. O chão da casa, foi sempre assim tão branco?
De volta à normalidade. De volta ao duche perfeito, à cama perfeita, à cozinha perfeita.

E no entanto, é naquelas crianças que ainda penso, é no horário deles que ainda vivo, é dos seus abraços que mais falta sinto.

Moçambique pôs-me à prova e eu respondi. Ri, chorei, rezei, cheguei a pôr a minha vida nas mãos do universo. E aqui estou, sã e salva, quase esquecida dos perigos por que passei, com a certeza de que lá voltarei. 

África não é para os fracos. 


1 comentário:

Aprendiz do amor disse...

África é mãe de tods nós, fortaleza é a pureza das crianças. Reverência por essa ancestralidade que é raiz de muitas amigas, mães, irmãs que conheço. Aprendizado constante e cotidiano de lá, mesmo do lado de cá!